quinta-feira, 29 de novembro de 2007

"A Família em Rede" - Capítulo VI

Este capítulo fala essencialmente de projectos que podem ser elaborados por pessoas com pouca ligação ao mundo dos computadores, nomeadamente, o autor dá o exemplo do programa MicroWorlds que é bastante simples e que pode ser usado por pessoas que têm pouco conhecimento informático.

O MicroWorlds é simples de utilizar e a sua utilização é tão elementar que, nunca foi mencionada em qualquer texto sobre software, como a maior parte dos programas para crianças tomam a iniciativa de fazer qualquer coisa, nem que seja apenas tocar música. É um programa aberto, na medida em que podemos dizer para se comportar como um processador de texto, ou que funcione como um programa de pintura, estas instruções não são complicadas, basta por exemplo um simples clique num ícone que representa um pincel e surgirá a ferramenta que permitirá desenhar.

Fazendo uma reflexão global, penso que, a maioria das pessoas de hoje já não passa um dia sem um computador, e um computador não é nada mais nada menos que um conjunto de programas. Actualmente há programas computacionais para construir tudo (e mais alguma coisa...), que podem ser úteis em várias áreas. Na minha opinião, um programa que pode ser visto como um projecto que pretende ser uma base da construção de algo, proporcionando a aquisição de novos saberes e o desenvolvimento de criatividade aos seus utilizadores. Tal como no uso da Internet, ao usufruirmos de um programa podemos ser quem quisermos e construirmos coisas bastante interessantes, dar asas à nossa imaginação.

Papert faz também referência à Fluência Tecnológica, como sendo uma das ideias mais poderosas, uma vez que não existe assunto algum a que ela não possa ser aplicada. Como nós sabemos, podemos fazer muitas coisas no computador, mas para o conseguirmos fazer é necessário possuir fluência tecnológica. Fluência tecnológica é uma competência que se adquire com a prática do uso do computador, principalmente através do método de tentativa-erro. Papert realça a ideia de que as actividades feitas no computador se adaptam a todas as idades, e que têm apenas de ser escolhidas consoante as competências tecnológicas de cada pessoa.

Palavras Chave:


· Fluência Tecnológica
· MicroWorlds
· Jogos vídeo
· Cultura das crianças
· Cultura da Internet
· Cultura familiar de aprendizagem
· Fluência computacional
· Logo
· Tartaruga LogoBricolagem

Nenhum comentário: