Neste capítulo Papert faz a distinção entre dois tipos de aprendizagens que considero importantes na nossa vida: aprendizagem do estilo familiar e aprendizagem do estilo escolar. Penso que estas aprendizagens devem complementar-se, uma vez que, se uma criança aprende algo na escola e depois os pais contradizem, em casa, o que lhes foi dito na escola, provoca-se uma grande confusão na cabeça da criança que não só fica baralhada como não sabe em quem acreditar.
O construtivismo, de certa forma, retrata um pouco esta situação, uma vez que a criança tem que contribuir para aprender conhecimentos sempre novos em qualquer situação. Se a criança achar que os pais têm razão no que dizem a criança mentalmente tenta perceber porque razão existe esta contradição entre o meio familiar e o escolar, deste modo desenvolve dentro de si uma ideia do meio que a rodeia. Deve-se, então zelar pelo interesse das crianças e tentar ao máximo que esta confusão não prejudique o seu desenvolvimento.
Este capítulo pareceu-me bastante importante, visto chamar a atenção dos pais e educadores para as formas de aprendizagens e os softwares utilizados nessas aprendizagens.
A importância que a comunicação social conquistou e ganhou nas sociedades assusta-me bastante. Parece que as pessoas não conseguem pensar por si próprias e são desprovidas de personalidade e sentido crítico, estando dependentes de uma imagem, de uma voz, do conceito "estar na moda" ou "é mais barato". Esta situação agrava-se quando implica algo importante e sério como a Educação, no sentido em que as decisões dos pais sobre o modo como os seus filhos aprendem e os conteúdos da sua aprendizagem, dependem da influência exercida pelos meios de comunicação e não da filosofia educativa.
Uma ideia que me marcou bastante neste capítulo, foi quando o autor referiu que o facto das crianças não gostarem das tarefas escolares não significa que a culpa seja delas, mas sim das tarefas em si, logo da escola. Isto, porque também a escola apresenta grandes falhas no processo de aprendizagem das crianças, pois não desenvolve o interesse e o desafio, limitando-se a apresentarem tarefas aborrecidas e pouco ou nada estimulantes. Ao contrário do que pensam, as crianças preferem tarefas mais difíceis, com um grau de interesse maior, do que tarefas fáceis, desprovidas de qualquer interesse. As crianças gostam de aprender, têm é de ser criadas as condições necessárias para que essa aprendizagem aconteça correctamente. Elas dependem dos adultos, confiam neles e contam com eles.
As Tecnologias são muito importantes, no entanto, penso que não podemos descuidar outros métodos de aprendizagem, como ver um bom dvd com toda a família no sofá, ler um bom livro, penso que também não podemos fazer do computador algo com que passamos o dia todo, ele não pode substituir todas as tarefas que existem.
Conceitos Chave:
- Cultura
- Aprendizagem de estilo familiar
- Aprendizagem de estilo escolar
- Jogos vídeo
- Linguagem Logo
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