sábado, 24 de novembro de 2007

"A Família em Rede" - Capítulo V

É notória a preocupação de Papert relativamente à aprendizagem. Em todos os capítulos ele vai frisando as várias formas e contextos em que as pessoas podem aprender. Em especial, neste capítulo, dá-se atenção à cultura familiar de aprendizagem e à forma como as aprendizagens são valorizadas pelas famílias.
Papert diz que os pais devem passar menos tempo com as preocupações relacionadas ao que os filhos fazem ou não fazem no computador, e devem passar mais tempo a ver os interesses em comum, ou algo que possam fazer em conjunto. Ao fazer isto os pais estão a criar uma cultura familiar da aprendizagem, isto quer dizer, o modo como a família reflecte sobre a aprendizagem (crenças, actividades e tradições acumuladas anteriormente).

É importante que os pais acompanhem os filhos nas suas aprendizagens, que os ensinem e sobretudo que também aprendam com eles. É necessário desenvolver uma cultura familiar de aprendizagem que significa o modo como a família pensa acerca da aprendizagem, isso varia de família para família e é constituída por um conjunto de crenças, actividades preferidas e tradições dessa mesma família. Sendo maior parte das nossas aprendizagens realizadas no seio familiar parece extremamente pertinente que também as aprendizagens relacionadas com computadores sejam realizadas em contexto familiar.

Para ser sincera, posso-vos dizer que quando me compraram o computador a única coisa que eu fazia e muito mal, era utilizar o Word, pois exigiam-me todos os trabalhos escolares aí realizados, contudo, é de salientar que apesar desta exigência a escola não possuía meios para tal...Para mim descobrir este "objecto" foi espectacular, pois realizei uma aprendizagem totalmente autónoma utilizando o processo de "tentativa e erro", este, apesar de me ocupar bastante tempo com alegrias e frustrações, foi para mim o melhor método, pois não tendo ninguém para me ajudar, nem podendo recorrer a um curso, valorizei a minha iniciativa e vontade de descobrir...Assim sendo, posso dizer que a leitura deste livro me leva cada vez mais a pensar que tomei a opção correcta, julgo igualmente que o facto dos pais não saberem utilizar o computador não deve ser critério para a sua compra, pois de certo que quem o quiser utilizar irá descobrir como o fazer...
Eu descobri...

Penso que a aprendizagem feita com os computadores deve ser feita por tentativas e erros e não limitarmo-nos a ler o manual, penso que é explorando e cometendo erros que vamos aprendendo as coisas certas.
Palavras Chave:
  • Cultura familiar da aprendizagem
  • Estilos de aprendizagem
  • Cultura computacional
  • Estilos de trabalho
  • Bricolage
  • Adeptos da bricolagem
  • Estilos de utilização
  • David Elkind
  • Jean Piaget

Nenhum comentário: