sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

"A Família em Rede" - Capítulo VIII

"A Família em Rede" termina reflectindo acerca do Futuro das interacções entre Tecnologia e Crianças, e também sobre os brinquedos e o mundo das crianças.
Papert deixa vários exemplos de como será o futuro, com as novas tecnologias, tais como, construir brinquedos, com peças LEGO e em computadores, brincar com brinquedos materiais e com brinquedos computacionais e o aprender a ler, escrever e contar.

Algumas actividades, como a construção de torres, contribuem para o desenvolvimento de um percepção intuitiva de conceitos da física, como o equilíbrio e a estabilidade.

Como vem enunciado neste capítulo, são inúmeras as capacidades a desenvolver com a construção de qualquer tipo de torres. Por exemplo, à medida que uma torre se vai tornando mais alta, maior é a sua ideia de simetria, maior o seu nível de concentração. Até há poucos séculos, a produção de materiais de construção para crianças era um luxo raro, mas, com a Revolução Industrial, surgiu uma massificação de diferentes tipos de blocos de madeira para esse efeito e, mais recentemente, apareceram componentes metálicos, depois o plástico. Com o surgimento deste, os blocos tornaram-se mais coloridos.


Este capítulo refere muitas vezes o futuro das novas tecnologias, principalmente relacionado com as crianças e a sua aprendizagem.Neste momento, já vemos programas de software para crianças, com jogos, brincadeiras e até bonecos engraçados, que permitem aprender determinados conceitos de certos assuntos ou temas escolhidos pelos próprios pais ou professores.Os programas de software são bastante diferentes das construções infantis reais, pois estes contribuem mais para: o desenvolvimento de uma percepção intuitiva de conceitos da física, como o equilíbrio e a estabilidade; apurar as capacidades de observação e de concentração necessárias. Estas construções infantis podem ser feitas individualmente ou em grupo.
Neste momento, existem os brinquedos materiais de átomos, mas já se pensam em brinquedos computacionais feitos de "bits".

Prevê-se então, um futuro para os brinquedos digitais pois poderiam contribuir para a iniciação das crianças em algumas áreas mais modernas, constituindo também um óptimo processo para desenvolver a fluência computacional e entender algumas ideias elementares sobre a informática.
Em suma, na minha opinião, o computador apresenta todas as condições ideais para a aprendizagem.

Um comentário:

Guilhermina Miranda disse...

Ana,

Parabéns. Conseguiu alcançar os obejctivos no que respeita à criação e dinamização de um blogue.
Gostei dos comentários que foi tecendo aos vários capítulos da obra de Papert em análise e também das sínteses que fez das aulas práticas.
Tem que ter mais cuidado com a pontuação. Por vezes coloca virgulas a mais...
Guilhermina Miranda