Um dos aspectos que Papert enfatiza neste 7º capítulo tem a ver com a introdução dos computadores nas escolas e as reacções de toda a comunidade escolar.
O uso do computador nas escolas tem vindo a aumentar gradualmente e tem sido cada vez mais necessário, apesar de muitas vezes ser encarado como uma forma de lazer. Na minha opinião, penso que é, realmente, importante que o computador seja utilizado em contexto educativo mas com o objectivo de promover as práticas educativas e não como uma forma de lazer.
É importante que os educadores tenham o total conhecimento de quais os métodos que produzem melhores resultados em determinadas situações/ contextos. Para isso têm de ser mais receptivos em relação ao uso do computador na sala de aula de forma a garantir que é uma ferramenta bem empregue em contexto educativo.
Poucos professores queriam aprender a trabalhar com computadores, isto porque não querem inovar, preferem a escolarização tradicional, que cada vez mais provoca o tão conhecido "insucesso escolar"!!!Pouco podemos fazer para mudar isto, porque são eles que leccionam as aulas, e apenas podemos esperar que a geração futura de professores dê uso ao computador.Papert refere ainda que devido á não confiança dos pais na educação, ou por motivos religiosos, há crianças que não vão á escola, aprendendo assim os conteúdos em casa. Algumas delas utilizam os computadores, sendo este uma ajuda para este tipo de educação.
Hoje em dia é certo que nós, alunos, por vezes subestimamos as capacidades dos professores mas neste momento todos estamos dentro do mesmo assunto, pois tanto professores como alunos sentem necessidade de mudança, nós porque vamos percebendo que a escola apresenta "um atraso relativamente ao desenvolvimento da sociedade que é suposto ela servir, bem como dos métodos de aprendizagem retrógrados que ela continua a adoptar" (capítulo 7, pág.226); e os professores porque cada vez mais vão tendo consciência de que os conhecimentos que a escola ambiciona que a criança aprenda estão simplesmente ultrapassados antes de esta os poder utilizar na sociedade a que pertence.
Em suma, é necessário que nós deixemos de encarar o professor como alguém que não pode errar, e este por sua vez também tem de deixar de se encarar como um sábio, pois é impossível num Mundo como o nosso que se encontra em constante transformação, saber TUDO.
Palavras Chave:
O uso do computador nas escolas tem vindo a aumentar gradualmente e tem sido cada vez mais necessário, apesar de muitas vezes ser encarado como uma forma de lazer. Na minha opinião, penso que é, realmente, importante que o computador seja utilizado em contexto educativo mas com o objectivo de promover as práticas educativas e não como uma forma de lazer.
É importante que os educadores tenham o total conhecimento de quais os métodos que produzem melhores resultados em determinadas situações/ contextos. Para isso têm de ser mais receptivos em relação ao uso do computador na sala de aula de forma a garantir que é uma ferramenta bem empregue em contexto educativo.
Poucos professores queriam aprender a trabalhar com computadores, isto porque não querem inovar, preferem a escolarização tradicional, que cada vez mais provoca o tão conhecido "insucesso escolar"!!!Pouco podemos fazer para mudar isto, porque são eles que leccionam as aulas, e apenas podemos esperar que a geração futura de professores dê uso ao computador.Papert refere ainda que devido á não confiança dos pais na educação, ou por motivos religiosos, há crianças que não vão á escola, aprendendo assim os conteúdos em casa. Algumas delas utilizam os computadores, sendo este uma ajuda para este tipo de educação.
Hoje em dia é certo que nós, alunos, por vezes subestimamos as capacidades dos professores mas neste momento todos estamos dentro do mesmo assunto, pois tanto professores como alunos sentem necessidade de mudança, nós porque vamos percebendo que a escola apresenta "um atraso relativamente ao desenvolvimento da sociedade que é suposto ela servir, bem como dos métodos de aprendizagem retrógrados que ela continua a adoptar" (capítulo 7, pág.226); e os professores porque cada vez mais vão tendo consciência de que os conhecimentos que a escola ambiciona que a criança aprenda estão simplesmente ultrapassados antes de esta os poder utilizar na sociedade a que pertence.
Em suma, é necessário que nós deixemos de encarar o professor como alguém que não pode errar, e este por sua vez também tem de deixar de se encarar como um sábio, pois é impossível num Mundo como o nosso que se encontra em constante transformação, saber TUDO.
Palavras Chave:
- Cultura da aprendizagem;
- Administrador escolar;
- Jean Piaget;
- Logo;
- Fluência tecnológica;
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