
terça-feira, 16 de outubro de 2007
E-learning

Foi uma conferência realizada durante os dias 15 e 16, onde cerca de mil e oitocentos professores e especialistas debateram o futuro do e-learning, subordinado às temáticas coesão digital e social.
Durante esta aula estivemos online nessa conferência, sabendo que esta era em inglês, algumas pessoas assim como eu tivemos dificuldades em perceber e acompanhar, mas fazendo uma pesquisa à parte, com páginas em português consegui compreender melhor do que se tratava.
Este seminário destinou-se sobretudo a pessoas que exercem uma actividade relacionada com a aprendizagem e a partilha de conhecimentos, utilizando as tecnologias da informação como suporte no seu dia-a-dia.
Também nesta aula retomamos as trabalhos de grupo, com a clarificação da Professora acerca de que material precisamos para preencher a grelha de avaliação da tecnologia em estudo, quais os tópicos essenciais.
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
"A Família em Rede" - Capítulo I

"A família em rede", é um livro cujo o escritor é Seymour Papert. Ele convida-nos para uma viagem ao mundo da educação e dos computadores, sendo que também já tinha algum conhecimento sobre este autor porque foi ele que lançou "Logo: Computadores e Educação", que foi uma edição brasileira que teve algum sucesso em Portugal, em meados dos anos 80.
Neste capítulo ele foca as atenções nas utilizações domésticas que se fazem dos computadores, ele acredita que é no ambiente familiar que se fazem as melhores utilizações, quer do ponto de vista quantitativo, quer qualitativo.
Na minha opinião, em relação a certos pais ficarem orgulhosos e adorarem que os seus filhos pequenos passem o dia inteiro em frente ao computador, e pensarem que eles assim vai longe, que de certeza será um génio são certamente pais irresponsáveis. Isto não é educação, é omissão. As crianças compreendem os computadores porque os podem controlar. Gostam deles porque podem criar as suas próprias janelas de interesse. Nesta idade, o computador não é muito essencial para a formação da criança. A criança nesta idade deve brincar, correr, pular, cair, aprender vivendo no mundo real.
Sem dúvida que as tecnologias cada vez estão mais de fácil acesso, mas isso não impede que haja um controlo.
Palavras chave:
- Cultura das Crianças
- Aprendizagem de Estilo Familiar
- Ciberavestruzes
- Hipertexto
- Estilos de Aprendizagem
- Cultura de Aprendizagem
- Estilos
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Hi5 / MySpace
Um dos temas que será tratado nas aulas práticas é tentar perceber que tecnologias online existem para facilitar a aprendizagem, mais propriamente que recursos educativos existem online.
Durante estas aulas cada grupo irá trabalhar num projecto, a Professora Joana lanço-nos várias tecnologias, tais como:
- Weblogs
- Wikis
- Youtube/ Flickr/ Slid Share
- Podcasts
- MSN
- Hi5/ MySpace
A tecnologia escolhida pelo meu grupo foi Hi5/MySpace. Este trabalho consiste na pesquisa sobre esta tecnologia, havendo depois a entrega de um relatório com as suas principais características, como por exemplo os seus principais objectivos, como funcionam estas ferramentas, para que serve, não esquecendo que devemos sempre olhar por uma perspectiva da educação.
Aprendemos a utilizar uma nova ferramenta, "Del.icio.us" - local onde se pode guardar documentos online. Será-nos muito útil para guardar todas as nossas pesquisas referentes há tecnologias em que vamos trabalhar. Esta ferramenta permite-nos também uma partilha da informação com os restantes grupos.
domingo, 16 de setembro de 2007
TECNOLOGIAS EDUCATIVAS II - 2ºANO
Olá todos novamente=) Eu sou a Ana, este blog foi criado no âmbito da cadeira de Tecnologias Educativas I, do curso Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Continuarei a sua actualização fazendo vários registos ao longo deste 1ºsemestre do 2ºano, mas agora no âmbito da cadeira de Tecnologias Educativas II.
Este ano os professores são diferentes, sendo a Profª Guilhermina Miranda a dar as aulas teóricas e a Profª Joana Viana a dar as aulas práticas.
O blog vai servir para ir escrevendo ao longo das semanas sobre as aprendizagens adquiridas em relação aos conteúdos analisados nas aulas teóricas, como é que está a decorrer o trabalho de grupo nas aulas práticas, e também postar reflexões críticas a partir da leitura da livro de S. Papert (1997). A família em rede. Lx: Relógio d´Água Editores.
O principal objectivo desta cadeira é:
- Perceber as potencialidades das tecnologias ao serviço da aprendizagem.
Continuarei a sua actualização fazendo vários registos ao longo deste 1ºsemestre do 2ºano, mas agora no âmbito da cadeira de Tecnologias Educativas II.
Este ano os professores são diferentes, sendo a Profª Guilhermina Miranda a dar as aulas teóricas e a Profª Joana Viana a dar as aulas práticas.
O blog vai servir para ir escrevendo ao longo das semanas sobre as aprendizagens adquiridas em relação aos conteúdos analisados nas aulas teóricas, como é que está a decorrer o trabalho de grupo nas aulas práticas, e também postar reflexões críticas a partir da leitura da livro de S. Papert (1997). A família em rede. Lx: Relógio d´Água Editores.
O principal objectivo desta cadeira é:
- Perceber as potencialidades das tecnologias ao serviço da aprendizagem.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
*Photo Story*
No ínicio do semestre o professor Fernades lançou-nos uma proposta de num mínuto conseguirmos contar um bocadinho de quem somos. Eu utilizei o photo story para fazer a minha apresentação. Acho que ficou gira=), excedeu foi o tempo que o professor tinha estipulado. Espero que gostem=)
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http://www.hi5.com/friend/video/displayViewVideo.do?videoId=5659407&ownerId=63669473
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http://www.hi5.com/friend/video/displayViewVideo.do?videoId=5659407&ownerId=63669473
quinta-feira, 10 de maio de 2007
*Hotpotatoes*
Uma das outras aplicações que me interessou bastante foi o programa das batatas quentes.
Hotpotatoes inclui seis aplicações, permitindo-o de criar:
a múltiplo-escolha interactiva,
curto-responde-as,
jumbled-sentença,
crossword,
combinar/que requisita e
abertura-enche-as exercícios para o World Wide Web.
As batatas quentes não são freeware, mas está livre da carga para aqueles que trabalham para as instituições educacionais non-profit-making público-financiadas, que fazem suas páginas disponíveis na correia fotorreceptora.
Hotpotatoes inclui seis aplicações, permitindo-o de criar:
a múltiplo-escolha interactiva,
curto-responde-as,
jumbled-sentença,
crossword,
combinar/que requisita e
abertura-enche-as exercícios para o World Wide Web.
As batatas quentes não são freeware, mas está livre da carga para aqueles que trabalham para as instituições educacionais non-profit-making público-financiadas, que fazem suas páginas disponíveis na correia fotorreceptora.
*Quandary*
Numa das nossas aulas práticas, o professor explicou-nos o programa Quandary, eu não conhecia este programa, mas achei muito interessante.
Quandary é uma ferramenta para realização de projectos multimédia.
É uma aplicação para criar Mazes Correia-baseados da ação. Um Maze da ação é um tipo de interactivo caixa-estudo; o usuário é apresentado com uma situação, e um número de escolhas a respeito de um curso de ação para ser tratado. Tem que se escolher uma das opções, a situação resultante é apresentada então, outra vez com um jogo das opções. Trabalhar através desta árvore ramificando é como negociar um maze, daqui da “o Maze conhecido acção”.
Os mazes da acção podem ser usados para muitas finalidades, incluindo o problem-solving, o diagnóstico, o treinamento processual, e os exames/questionários. Todos estes tipos de uso são mais fáceis de compreender.
Quandary é uma ferramenta para realização de projectos multimédia.
É uma aplicação para criar Mazes Correia-baseados da ação. Um Maze da ação é um tipo de interactivo caixa-estudo; o usuário é apresentado com uma situação, e um número de escolhas a respeito de um curso de ação para ser tratado. Tem que se escolher uma das opções, a situação resultante é apresentada então, outra vez com um jogo das opções. Trabalhar através desta árvore ramificando é como negociar um maze, daqui da “o Maze conhecido acção”.
Os mazes da acção podem ser usados para muitas finalidades, incluindo o problem-solving, o diagnóstico, o treinamento processual, e os exames/questionários. Todos estes tipos de uso são mais fáceis de compreender.
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